segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dia das Crianças em shopping revive brincadeiras de antigamente


Foto Divulgação: Carlos Brendler


“Brinquedos de Ontem” no Praia de Belas permite que pais mostrem aos filhos da chamada geração digital como se divertiam


Uma volta ao passado com o resgate das brincadeiras que fizeram a alegria de muitos pais e avós. Com essa proposta, o Praia de Belas mantém até dia 13 suas atividades para o Dia das Crianças. O evento  “Brinquedos de Ontem” vai permitir que os pais mostrem aos seus filhos - da chamada geração digital - como se divertiam, em um ambiente totalmente adaptado para a interação entre eles.

Jogo de dama, ludo, pinogol, perna de pau, quebra cabeça, cavalo upa upa, pião, bilboquê, amarelinha, bambolê, mola maluca, ioiô, futebol de botão, peteca, 5 marias, pula corda, carrinhos de madeira, cubos, bonecas de pano e blocos de construção infantil serão as atividades em desenvolvimento no espaço montado na Praça da Magia, no primeiro piso do shopping de Porto Alegre (RS). 

As brincadeiras destinam-se a crianças de 3 a 12 anos, permitindo a interação entre pais e filhos.



As atividades serão desenvolvidas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 12h às 20h. No local, haverá a presença de monitores e supervisores treinados para auxiliar as famílias na condução das brincadeiras.

Jogo de Damas
É praticado entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir cercar ou capturar o inimigo ganha a partida.

Bilboquê 
Consiste em uma esfera de madeira com um orifício central, presa por uma corda numa espécie de suporte. O objetivo do jogo é, através do movimento das mãos, encaixar a esfera dentro do suporte.

Cinco Marias
Cinco saquinhos cheios de arroz são o material necessário para a brincadeira. No jogo, os participantes lançam saquinhos para o alto e têm de apanhar outras do chão, alternadamente.

Ioiô
Os primeiros ioiôs foram criados na China há 3 mil anos, feitos de marfim. Nas cortes europeias, eles eram decorados com joias e padrões geométricos. Quando suspensos e girados, seus desenhos formam figuras.

Pião
Brincadeira que consiste em puxar uma corda enrolada a um objeto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro. Ao ser colocado em rotação no solo, deve permanecer erguido até perder força.

Peteca
Brincadeira que exige pelo menos três participantes em uma roda. Quem começa segura a peteca com uma mão e bate nela de baixo para cima com a outra, lançando-a para um dos outros integrantes da roda. Quem receber o brinquedo vai jogar para algum dos colegas tentando rebatê-lo com a mão na parte de baixo. Quando alguém deixa a peteca cair, sai da brincadeira.


Fonte: TV Brinquedos e Shopping Praia de Belas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TV Brinquedos agradece seu comentário.