domingo, 29 de dezembro de 2013

Vendas de brinquedos crescem 5% no Natal



Nabil Sahyoun — presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) Crédito: Divulgação/Gis Ciasca

Índice é equivalente às vendas globais nas lojas de shopping centers do país, conforme números da Alshop


As vendas nos shoppings centers do país durante o período de Natal cresceram 5% de acordo com balanço da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). No ano passado, esse percentual foi 6% ante o mesmo período de 2011. No ano, as vendas cresceram 8% na comparação com 2012 e o faturamento chegou a R$ 132,8 bilhões. A expectativa era a de que houvesse crescimento entre 10% e 11% nas vendas no Natal.

“O resultado do Natal e mesmo do ano se deve principalmente ao aumento de 16 mil novas lojas em 38 shoppings inaugurados ou que tiveram expansão no país. Se não fosse isso, certamente o resultado do Natal seria negativo e o pior Natal. Essa foi a primeira vez que isso aconteceu em cinco anos”, disse o presidente da entidade, Nabil Sahyoun.

Quando separados os segmentos, observa-se que o de perfumaria e cosméticos foi um dos que teve maior crescimento (10%). No ano a projeção é de elevação de 12%. O item óculos, bijuterias e assessórios cresceu 9% no Natal, e 10% no ano. Vestuário apresentou elevação de 2% ante o Natal de 2012 e 3% no ano. A venda de calçados foi 3% maior este ano, ante o Natal de 2012 e 4% ante o ano passado. O setor de eletroeletrônico e eletrodomésticos tiveram evolução de 4% nas vendas no Natal e 6% nas vendas do ano. Já os brinquedos venderam 5% a mais no Natal e ao longo do ano inteiro o crescimento deve ser de 6% na comparação com janeiro a dezembro de 2012. 

A pesquisa mostrou ainda que os principais meios de pagamento foram cartões de crédito e débito com 65% das vendas, seguidos de cartões próprios ou das lojas com 15%, cheques com 10% e dinheiro também com 10%. 

O presidente da Alshop ressaltou que no momento há 153 shoppings centers em construção que devem ser inaugurados nos próximos quatro anos. Ao todo estão sendo investidos R$18 bilhões.


Foto Divulgação 


Dia das Crianças - As vendas do comércio eletrônico no período que antecedeu o Dia das Crianças cresceram 29% este ano na comparação com os mesmos dias de 2012, de acordo com a E-bit, empresa especializada em informações do setor. A companhia anunciou que, entre os dias 28 e 11, as lojas on-line do Brasil faturaram ao todo R$ 1,154 bilhão. No período, foram realizados 2,93 milhões de pedidos via internet e o tíquete médio ficou em R$ 394. 

Apesar de a data comemorativa ser voltada ao público infantil, as categorias mais vendidas foram "Moda & Acessórios" (12%), "Eletrodomésticos" (11%), "Telefonia/Celulares" (9%), "Informática" (8%) e "Casa & Decoração" (8%). Os brinquedos e jogos eletrônicos ficaram na sexta posição, com 7% de participação.

Veja também : 



http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/12/vendas-de-natal-em-shoppings-crescem-5-em-2013-diz-alshop.html


Fonte: Agência Brasil e Revista Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TV Brinquedos agradece seu comentário.