terça-feira, 6 de maio de 2014

Fragmentos de brinquedos viram seres fantásticos em oficina





Oficina infantil de artes visuais realizada em Recife estimula a imaginação



Durante o mês de maio, o bairro do Engenho do Meio no Recife vira um engenho de criatividade para a criançada de 7 a 12 anos. Todos são bem-vindos na Oficina Brinquedo Monstrinho, em que braços e pernas de bonecas, rodas de carrinhos e tudo quanto é pedaço de brinquedo é matéria-prima para a criação de seres fantásticos.




Propondo a livre rearticulação dessa matéria-prima ao mesmo tempo familiar e inusitada, a oficina convida os pequenos participantes a uma viagem de introdução à linguagem das artes visuais, tendo como ponto de partida a pintura e a escultura.  “A ideia é desenvolver nas crianças aptidões manuais e instigar reflexões sobre o fantástico, a imaginação, outros mundos ou outros seres”, explica a artista visual Lia Letícia, responsável pela iniciativa em parceria com os também artistas Isabela Stampanoni e Romildo Roma.

Lia, Isabela e Romildo tem projetos artísticos individuais em diferentes áreas, mas também têm sua trajetória ligada ao hibridismo entre as linguagens. Lia Letícia é artista multimídia e educadora do projeto Escola Engenho, no Recife. Isabela Stampanoni trabalha predominantemente com pintura, mas também atua com audiovisual e foi responsável pelo setor de arte educação do Museu Murilo la Greca. Já Romildo Roma é músico e desenvolve trabalhos em cerâmica e madeira, além de também atuar como educador na Escola Engenho.



Os brinquedos surgiram no século 17 como uma espécie de “sobra” das atividades de marceneiros, fundidores, vidraceiros… De lá para cá, ganharam importância e brincar assumiu o significado de libertação. Assim, a oficina incentiva a existência de brinquedos libertadores, tocando em questões como consumismo, reaproveitamento, fantasia e criatividade.




O projeto é conduzido em um região em que crianças de baixa renda muitas vezes são levadas a desejar brinquedos industrializados, muitos deles importados e de baixa qualidade. Na proposta do Brinquedo Monstrinho, o desapontamento do que não se tem ou do brinquedo quebrado vira possibilidade.  

Brinquedo Monstrinho ocorre durante todo o mês de maio no CIS (Centro Integrado de Saúde), com três encontros semanais (segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h). Informações: (81) 8559-1545 ou (81) 9572-0211. A produção da oficina poderá ser conferida na exposição I Mostra Monstrinho, marcada para o dia 31 de maio das 15h às 19h no próprio CIS.


Fonte: TV Brinquedos e Imprensa Brinquedo Monstrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TV Brinquedos agradece seu comentário.