segunda-feira, 26 de maio de 2014

Morre Don Levine o criador de " Comandos em Ação "

Don Levine e suas criações
Foto: Victoria Arrocho - 30 jan 2003 - Associated Press 


Aos 86 anos morre executivo da empresa de brinquedos Hasbro 


Don Levine, executivo da Hasbro, morreu na ultima quinta feira, dia 22 de maio, conforme anunciou sua esposa Nan Levine, de cãncer. 

Como chefe de pesquisa e desenvolvimento da Hasbro, Levine criou os primeiros bonecos da empresa. Ele e sua equipe criaram bonecos articulados com 21 partes móveis. Como a empresa tinha muitos ex-militares resolveram que os bonecos usariam roupas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e teriam acessórios como veículos, armas e capacetes. 

O próprio Levine serviu o Exército do seu país na guerra da Coréia (1950 - 1953) e disse que a criação era uma maneira de honrar os veteranos da guerra. 

Os "Comandos em Ação" que no termo original se chamava G.I.JOE, chegaram às lojas no Natal de 1964, e se tornaram sucessos de venda nos Estados Unidos e logo começaram a ser comercializados em todo o mundo. 

Após a queda de popularidade das Forças Armadas dos EUA devido à Guerra do Vietnã (1956 - 1975), a Hasbro mudou a estratégia de vendas e os distanciou dos "Comandos em Ação" do Exército e os tornou mais parecidos com exploradores.

Segundo nota oficial da empresa, a influência de Levine na indústria de brinquedos foi "profunda".

Ao longo dos anos os "Comandos em Ação" deixaram de ser apenas brinquedos e se infiltraram na cultura POP, ganhando desenhos animados e filmes. 

Fonte: Folha de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TV Brinquedos agradece seu comentário.