terça-feira, 1 de julho de 2014

Galeria em Recife cria "Brinquedo Monstrinho"





Projeto Tardes de Quintal terá seis dias de oficinas, entre elas envolvendo brinquedos e brincadeiras


A Galeria Maumau, em atividade no Recife desde 2010, tem como uma de suas linhas de ação oficinas infantis que usem a arte como mediadora na reflexão e compreensão do mundo. Artistas e arte educadores se revezam em seis dias de oficinas, num quintal da região central da cidade do Recife, dentro da galeria.



A Maumau virou criança! Por isso traz de volta o Tardes de Quintal, projeto de educação alternativa para crianças, que acontece desde 2010. Criado por artistas e arte educadores com o intuito de promover experiências livres e lúdicas, em um espaço que proporciona o contato direto com a natureza e com práticas artísticas.

O Tardes de Quintal ocorre durante as tardes, das 14h às 17h, de 7 a 12 de julho, com aulas de segunda à sábado. No sábado (12), após a oficina de fanzines , acontece a primeira Feira de Troca-Troca, voltada exclusivamente para o público Infantil. A feira tem como objetivo trabalhar o consumo consciente nas crianças. 


Entre as atrações, destaque para "Brinquedo Monstrinho", dia 8. Comprar, usar, descartar, comprar. Somos bombardeados por estas imposições. Pensando nisso, propomos às crianças trazerem aqueles brinquedos já escanteados ou quebradinhos para transformá-los num lindo monstrinho! Junta uma perna aqui, uma roda acolá e um Frankestein voilà! A atividade consiste na construção de um brinquedo afetivo, criado a partir de partes, contendo a história de outras crianças.


Sucata Sonora, dia 9. A Oficina “Sucata Sonora” tem como objetivo principal construir alternativas através da exploração de objetos sonoros  que articulam criação, experimentação e escuta musical.  A ideia é proporcionar aos alunos situações que permitam com que eles conheçam e vivenciem novas possibilidades de se fazer música e assim, favoreça o desenvolvimento da observação, da percepção e da criatividade. Tudo se desenvolverá através de atividades simples, com uma nova abordagem, novos timbres e novos recursos, que podem ser realizadas por todos os alunos, independente de formação musical prévia.

No Tempo do Ronca, dia 11
A oficina resgata as brincadeiras antigas como bola de gude, elástico, amarelinha, ciranda, pique esconde e muitas outras. Sabemos que as crianças de hoje, que pertencem a uma geração  extremamente tecnológica, usam o mundo virtual para se divertirem. As brincadeiras saudáveis das gerações anteriores acabam sendo esquecidas. A ideia é proporcionar à criança uma volta ao tempo, onde elas vão vivenciar outros jogos e brincadeiras e sentir como era se divertir no tempo do ronca. 


Fonte: TV Brinquedos e assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A TV Brinquedos agradece seu comentário.